Domínios: O que são e porque é que importam para a minha empresa?
Domínios: O que são e porque é que importam para a minha empresa?
Imagine que de cada vez que queria visitar um site, como o Google, ou como o site da Mondego Web Designs (😉), em vez de escrever na barra de pesquisa www.google.pt ou www.mondegowebdesigns.pt (😉) , tinha de escrever 192.168.1.1 ou 120.23.21.2. Era assim que funcionava nos primórdios da Internet. De cada vez que se queria ir para um site específico, tinha de se consultar uma tabela que indicava o que é que aquela combinação (que parece quase aleatória) de números significava e para que site apontava.
Se soa chato, é porque era. Muito chato.
Foi para isso que se inventaram domínios. Sempre que escrevemos o endereço de um site ele vai dar ao servidor que o hospeda. Assim, só temos de escrever o nome do site para o qual queremos ir, e os computadores tratam de traduzir o que escrevemos para os números que indicam onde está o servidor!
Por que é importante ter um domínio personalizado?
Ter um domínio personalizado, como www.asuaempresa.pt, cria uma primeira impressão muito melhor que aminhaempresa123.sitegratuito.wixsite.com—é difícil de memorizar, e mostra que não investiu muito na sua marca.
Um domínio personalizado reflete a identidade da sua marca, demonstra profissionalismo e transmite confiança aos visitantes. Além disso, facilita a memorização, melhora a experiência do cliente e é essencial para construir uma presença online robusta.
E o que são os domínios .pt, .com, etc.?
Certo. Então, domínios são basicamente nomes que compramos e que apontam para o nosso site. E o que é o .pt ou .com que aparece no final dos domínios?
Estes sufixos chamam-se Domínios de Topo (ou TLDs, do inglês Top Level Domains), e ajudam a indicar o propósito ou a origem de um site.
Um site que acaba em .pt é, provavelmente, de um indivíduo ou empresa que está em Portugal ou que quer mostrar o site ao público português. Um que acaba em .com (do inglês “commercial”), também pode ser utilizado por empresas portuguesas, mas transmite uma ideia mais internacional.
Todos os sites do governo português, por exemplo, acabam em .gov.pt, o que identifica uma página institucional do governo português.
Apesar de existirem algumas diferenças técnicas e legais entre os diferentes tipos de domínios, têm todos o mesmo objetivo: transformar endereços complexos em nomes simples e fáceis de memorizar.
Domínio vs Alojamento
Se tenho um domínio preciso mesmo de ter alojamento para o meu site? Sim.
Pense assim: se o domínio fosse a rua e o número da porta da sua empresa, o alojamento seria a loja onde os seus produtos estão. Sem alojamento, o domínio é apenas uma loja abandonada.
Conclusão
Um domínio é a morada digital do seu site. Pode escolher tudo sobre o seu domínio, desde o conteúdo ao sufixo, sendo que deve escolher o que favorecer mais a marca ou o que for mais conveniente.